PROJETO "RETRATO SONORO DE CANUDOS"

15/04/2011 13:10

 

“RETRATO SONORO DE CANUDOS”

(Um Show multimídia sobre a história de Canudos)

 

Apresentação

Esta proposta tem como objetivo fortalecer a memória de Canudos - que ainda persiste tanto no imaginário popular como nos meios eruditos - através de show-palestra com o cantor, compositor e violonista , Winston Geraldo Guimarães Barreto O “GEREBA”.

O roteiro objetiva trazer a seleção de músicas e canções, do compositor, que tratam de temas urbanos, serestas e serenatas, festas populares e religiosidade, românticos e com muita brasilidade.

O roteiro e a ambientação acústica e cênica se dará a partir da costura de textos, músicos, músicas e canções, para apresentarmos espetáculos em tom informal com o registro do cotidiano e do “pensamento” da cultura brasileira.

As apresentações em destaque do renomado artista, “GEREBA” , da música nacional e internacional, com participação de um quarteto de músicos, resultará no intercâmbio cultural envolvendo as diversas interpretações musicais que se configura em um dos  objetivos do Projeto.

Introdução

A curta experiência de CANUDOS, essa comunidade utópica, erigida e sustentada em fundamentos sociais, religiosos e morais bem próprios daquela comunidade, tem sido revelada à luz de diferentes olhares, como a música, fotografia, cordel, teatro, literatura, academia, cinema etc.. Considerando a sua magnitude histórica, a proposta pretende oferecer às novas gerações a oportunidade de conhecer e discutir o que já se convencionou chamar de um dos maiores movimentos sociais do nordeste brasileiro, de forma lúdica e participativa.

Objetivo

Reafirmar a memória histórica de Canudos propiciando às novas gerações a oportunidade de discutir e fortalecer a história social do Brasil e da Bahia de forma leve e lúdica.

Metodologia

Para isto, organizamos um programa dividido em três partes.

Na primeira parte serão exibidos, em áudio, depoimentos de historiadores sobre Canudos ao som do violão de Gereba, e dos músicos acompanhantes, como trilha. Em seguida ele cantará algumas de suas composições relacionadas ao tema e convidará um artista da cidade onde o evento estiver sendo realizado.

Na segunda parte será projetado, em telão, o multimídia “Canudos” de Clovis Vasconcelos, com aquarelas do pintor baiano Trípoli Gaudenzi e a exposição “Retratos de Canudos” de vários  fotógrafos Antonio Olavo, Rita Barreto, Evandro Teixeira e de Flavio de Barros, este último registrou os momentos finais da guerra de Canudos em 1897.

Na terceira parte, Gereba fará um breve resumo sobre Antonio Conselheiro e a origem do povoado de Canudos a partir de histórias que ouviu de parentes e descendentes diretos de pessoas que lutaram na guerra. Ao final, Gereba cantará com a platéia o cordel “A História Fará Sua Homenagem a Figura de Antonio Conselheiro” do repentista pernambucano Ivanildo Vilanova e musicada por ele.